Como divulgar uma loja virtual

Preparamos esse artigo com o intuito de auxiliar nossos lojistas no entendimento e melhoria de divulgação de suas lojas virtuais. Como não é segredo para ninguém, a propaganda é a alma do negócio e no e-commerce não é diferente. No comércio eletrônico, não é só a propaganda, mas o marketing em um todo, é que garantirão o sucesso da loja virtual. Quando falamos marketing em um todo, vale lembrar, que não é só divulgação, mas também conta qualidade das informações, layout, atendimento e envio. Tudo isso é marketing e influência diretamente no sucesso de sua loja. São os famosos 4 P´s, do marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça ).

Mas neste artigo iremos nos concentrar na questão de divulgação de sua loja virtual. Iremos descrever alguns meios de divulgação, os principais. Embora existam inúmeras formas de divulgação, iremos nos focar nas mais conhecidas e nas que geram melhores resultados.

É importante lembrar, que não existe nenhuma receita exata, para divulgar a sua loja virtual. O que pode dar certo para uma loja virtual de informática, provavelmente não dará certo para uma loja virtual de calçados.
Cada segmento tem sua pecularidade e seus segredos na hora da divulgação. Saber identificar o público alvo, faixa etária, classe social, e anunciar onde estes costumam frequentar é um desafio imenso. Praticamente um jogo de estratégia.

Para auxiliar os lojistas a identificar a melhor mídia, a Loja Mestre, oferece uma completa integração com o Google Analytics, onde é possível analisar estatisticamente as origens de tráfego (mídias) que geraram vendas, inclusive com informações importantes como taxa de visita/conversão, ticket médio e produtos mais comprados. Isso permite uma análise gerencial para quem administra a divulgação da loja virtual. A Loja Mestre oferece esse controle gratuitamente.

Conheça o SHOPMESTRE

A Loja Mestre oferce exclusivamente a seus clientes (lojaistas) a divulgçaão no portal www.shopmestre.com.br , a um custo muito acessível de R$ 50,00 por mês.

MarketPlace

Tráfego Qualificado: ALTO
Custo: Médio
Exemplos: www.mercadolivre.com.br www.rakuten.com.br, www.extra.com.br, www.submarino.com.br

Hoje em dia (2015) marketplace é a moda. Isso se explica facilmente pelo custo, que é alto de implementação, mas depois você só paga se vende, pois é cobrado uma taxa sobre o valor / produto vendido. Normalmente a taxa gira em torno de 10%.
A comissão pode parecer alta, mas compare com comparadores de preço onde você paga mesmo se não vender. A plataforma de Loja Mestre está pronta para trabalhar com vários market places, como rakuten, mercado livre, extra e submarino. (Cnova e B2W)

Comparadores de Preço

Tráfego Qualificado: ALTO
Custo: ALTO
Exemplos: www.buscape.com.br, www.bondfaro.com.br, www.zura.com.br, www.cotacota.com.br, www.shoppinguol.com.br

Sites de comparadores de preços são portais que possuem centenas de lojas cadastradas, com milhares de produtos cadastrados. Exemplos: Buscapé, Zurra, BondFaro, Shopping UOL, cotacota, jacotei ... existem dezenas, estes citados temos certeza que são sérios.
Comparadores de preços, quase sempre geram vendas, são ótimos meios de divulgação, mas infelizmente são caros. Na verdade são sacos sem fundo, pode-se facilmente gastar milhares em um mês. Isso ocorre porque eles cobram por clique. A cada clique no seu produto exposto no comparador, lhe é cobrado um valor, que varia de R$ 0,30 a R$ 1,00 dependendo do seu segmento e negociação.

Shopping Virtual

Tráfego Qualificado: ALTO
Custo: BAIXO
Exemplos: www.shopmestre.com.br, www.correiosnetshopping.com.br, www.comparefacil.com.br

Os shoppings virtuais são muito parecidos com os comparadores de preço, a grande diferença é que são geralmente menores, e cobram por mensalidade, ao invés de cobrar por clique.
Existem diversos shoppings virtuais como Shopmestre e CorreiosNetShopping. A grande vantagem do shopping virtual é o custo baixo aliado a uma boa presença nos sites de busca, e em consequência a geração de muitos links para sua loja, que impulsiona o pageRank da sua loja nos sites de busca. E portanto é um bom investimento para qualquer segmento.

Links Patrocinados

Tráfego Qualificado: ALTO
Custo: MÉDIO
Exemplos: www.google.com.br/adwords, www.uol.com.br/linkspatrocinados , www.bingads.com

Como o nome já diz é um link pago. Os links patrocinados mais conhecidos são o Google Adwords, Yahoo Overture (Yahoo e Microsoft juntaram forças e agora, os dois tem a mesma marca, BING ADS) e Links Patrocinados do UOL. Para ficar mais claro acesse o Google e pesquise por algum produto de seu interesse, observe no lado direito uma coluna destacada.
Aqueles anúncios ali expostos, são pagos. Chamam-se Google Adwords. Os links patrocinados dependendo do segmento podem ser um exepcional forma de divulgação, inclusive sendo barata. Em outros casos ela pode ser muito cara, e apesar de gerar resultados, é necessário analisar se o custo compensa o benefício. Normalmente o custo por clique dos links patrocinados começa em R$ 0,15, para palavras chaves menos concorridas e pode chegar a R$ 10,00 em palavras mais concorridas.

E-mail Marketing

Tráfego Qualificado: MÉDIO
Custo: MÉDIO/BAIXO

O e-mail marketing já foi a melhor maneira de atrair clientes novos para sua loja virtual. Hoje continua boa, mas graças as melhorias significativas dos serviços de anti-spam, e a popularização deste recurso, enviar um email marketing que gere resultados realmente tornou-se algo para profissionais. E com isso o custo do envio qualificado, também está mais caro.
Mail marketing ainda continua sendo o principal meio de divulgação para lojistas, mas hoje requer mais do que nunca, um envio mais estruturado e com material mais qualificado. O mail marketing no formato de newsletter para clientes cadastrados é de suma importância para a manutenção de clientela, e meio de relacionamento com os lojistas. Deve ser realizado periodicamente.
Antes de contratar qualquer serviço de mail marketing, peça um envio menor (mais barato) para avaliar o serviço, jamais contrate um período longo de envio com preços altos, sem conhecer os resultados.

Hoje fazer mail marketing de forma correta e eficaz é complicado e não é barato. Evite comprar listas de e-mail e contratar servidores de envio (SMTP) nas escuras. O tiro pode sair pela culatra, e algo que era para ser uma divulgação pode prejudicar sua loja virtual. Nossa recomendação é que seja contratada uma empresa especializada.

BLOG

Tráfego Qualificado: MÉDIO
Custo: BAIXO

Blog é um meio fácil e barato de se relacionar com clientes e gerar links para sua loja e um melhor posicionamento nos sites de busca. Recomendamos o uso do Wordpress, com as devidas modificações para SEO.
O blog é uma forma barata de atrair clientes a sua loja. E de conseguir um bom posicionamento no Google.

Sites de Busca

Tráfego Qualificado: ALTO
Custo: BAIXO
Exemplos: www.google.com.br, www.yahoo.com.br, www.bing.com.br

Principal fonte de tráfego das lojas são os sites de busca. o Google lidera o mercado dos sites de busca com 90% de preferência dos internautas. Fazer sua loja virtual e produtos aparecer no Google é importantíssimo, pois são visitas praticamente gratuitas para sua loja virtual.
A Loja Mestre oferece vários recursos para que sua loja se posicione bem nos sites de busca, como configuração de meta tags, titulo das páginas de produtos e meta tags diferenciados a cada página, sitemap, otimizações SEO para melhor indexação ...
Mas somente isso não basta, é necessário ter muitos links externos apontando para sua página. Isso você consegue com a utilização de blogs, shoppings virtuais, troca de links em sites de amigos. Quantos mais links qualificados melhor.
Aparecer na primeira página na pesquisa do Google de um produto que você comercialize é sucesso na certa. Existem várias dicas para conseguir isso, mas não existe uma receita única. Pode levar tempo, e ter uma briga acirrada com os concorrentes. Mas indiscutivelmente é a forma mais barata e mais certa de atrair compradores a sua loja.

Redes Sociais

Tráfego Qualificado: MÉDIO
Custo: MÉDIO
Exemplos: www.orkut.com, www.twitter.com.br, www.facebook.com

Hoje em dia se fazer presente nas redes sociais é uma obrigação. É um caminho sem volta. Quando o orkut começou a vários anos atrás, pareceu ser muito modismo, porém quando veio o Facebook ficou claro que não se tratava mais de moda e que poderia ser algo muito proveitoso.
Hoje você pode criar uma comunidade, enviar promoções para essa comunidade. Hoje se pode pagar (no facebook) para divulgar seus produtos e até mesmo impulsionar os seus posts para ampliar em milhares de vezes o alcance e visualização dos mesmos.
Você pode começar com a divulgação de sua marca e seus produtos de forma gratuita, sem custo. Se precisar ampliar a divulgação eu recomendaria o investimento ou pelo menos o teste no facebook.

Divulgar é necessário

Parece que falar isso é chover no molhado, mas é necessário esclarecer a todos, que uma loja só dá resultado se tiver visitação. Sem visitação não haverão vendas. Isso é fato.
Para deixar mais claro. Imaginem uma loja física, instalada um rua movimentada, mas sem nenhuma placa, ou nada que diz que ali tem um loja! Na internet é assim. A Loja Mestre oferecer um ótimo sistema, mas se você não divulgar sua loja e seus produtos, não adianta nada.

Tráfego Qualificado

Infelizmente nem todo visitante que entra na sua loja irá comprar. A proporção média está perto do 80:1, mas varia muito de segmento. Lojas de informática por exemplo possuem uma taxa de conversão média de 180:1, lojas mais especializadas tendem a ter uma média menor. Quanto menor a média melhor. Temos um cliente que tem uma média de 10:1, mas seus produtos são bem especializados e de qualidade inegualável. Vários aspectos influenciam nesta média, como clareza das informações, layout do site, preço, produto, prazo de entrega .... Quanto menor é taxa de conversão melhor. (taxa de conversão = numero de visitas por compra)

Tráfego Qualificado é o visitante que realmente está interessado em comprar, que é um cliente em potencial, público alvo correto! Infelizmente não é nada fácil conseguir apenas tráfego qualificado, hoje muito do tráfego é considerado como não qualificado.

Utilizem sempre o Google Analytics para analisar qual fonte de mídia lhe oferece a melhor taxa de conversão visita/compra. Isso é essencial para administrar os investimentos em publicidade de sua loja.