Como abrir uma loja virtual?

O QUE É UMA LOJA VIRTUAL E PARA QUE SERVE?

Uma loja virtual é um site que permite a venda através da internet. Também é conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico. A Loja virtual deve permitir o cadastro de produtos e preços pelo administrador da loja, fazer o cálculo automático de fretes e possibilitar o pagamento da compra pelo cliente, tudo isso online e sem intervenção manual por parte do vendedor.

Não confundir loja virtual com sites institucionais que apenas descrevem a empresa e ou divulgam produtos. Uma loja virtual, essencialmente permite a venda completa de produtos através dela.

Quais os passos parar abrir uma loja virtual?


Planejar o básico

Defina o nome / domínio de sua loja. Defina os produtos que irá trabalhar. Encontre fornecerdores e analise o mercado e seus concorrentes. Realize o planejamento do seu negócio.

Montando a loja

Contratando a loja virtual da Loja Mestre, você terá uma painel de administração completo e profissional por onde irá cadastrar todos os seus produtos com fotos, descrições e preços.

Configure a loja

Com os produtos cadastrados você inicia a parte de configuração da loja, como aparência, formas de pagamento e formas de envio. Com a loja pronta teste todos os recursos.

Incie a divulgação

Tudo pronto! É hora de divulgar a loja para ter as primeiras vendas. Sem divulgação nenhuma loja vende, portanto invista e pense muito bem na divulgação da loja virtual.

O que é necessário para abrir uma loja virtual?

Várias aspectos devem ser observados quando se planeja montar e abrir uma loja virtual. Basicamente o que é extritamente necessário para montar e abrir loja virtual:

1 - Ter domínio sobre uso de internet e e-mails, saber criar e editar imagens de forma básica. (Geralmente o site do fabricante dos produtos que você pretende comercializar dispõem de fotos.)
2 - Ter os produtos que você irá vender, conhecer fornecedores, etc ...(não indicamos fornecedores ou algo do tipo)
3 - Fazer um planejamento estratégico com análise de mercado e concorrentes. Para descobrir se o que você vai vender é viável.
4 - Ter capital de giro suficiente para comprar mercadorias, pagar no mínimo 6 meses de mensalidade da loja virtual e fazer investimentos em divulgação da loja.
5 - Ter conhecimentos sobre comércio, atividades comerciais em geral. Um conhecimento básico sobre a área financeira é muito importante.
6 - Para determinados ramos como informática e eletrônicos é recomdável ter empresa registrada.

Próximos passos:

1 - Começe definindo o nome da loja, e escolhendo um dominio disponível para a loja. Para pesquisar nomes livres acesse (www.registro.br ou www.nomer.com.br). O registro do domínio custa em média R$ 30,00 por ano. Não fazemos o registro para o cliente, mas podemos auxiliá-lo no processo.
2 - Escolha um plano de loja virtual e faça a assinatura da loja virtual no site da Loja Mestre.
3 - Depois de assinar e pagar o boleto da primeira mensalidade da loja virtual da Loja Mestre. Vá até o site do www.registro.br ou www.nomer.com.br e faça o registro do seu dominio, informando os DNS que lhe foram enviados por email pela Loja Mestre.
4 - Sua loja virtual já deverá estar criada e você deve ter recebido e-mails de abertura da loja virtual enviados pela Loja Mestre. Agora começe a organizar a estrtura dos produtos (disposição de categorias e sub-categorias) e cadastrar os produtos. (recomendo que você já esteja com as fotos dos produtos e descrições separadas para agilizar e dinamizar o processo)
5 - Depois de ter alguns produtos corretamente cadastrados, você deverá definir e configurar as formas de pagamento que você irá disponibilizar a seus clientes na loja virtual. Após configurar as formas de pagamento, teste todas as forms de pagamento.
6 - Em paralelo ao item 5, você deve definir uma identidade visual para a sua loja virtual, como logomarca e cores. Você até pode a Loja Mestre para executar este serviço para você.
7 - Agora é começar a divulgar a loja virtual e começar a vender. Este passo é essencial e demandará muito controle e atenção de sua parte. Uma loja virtual sem divulgação não irá vender, isso é fato. Portanto se esforçe muito nesse item. Em nossa página inicial você irá encontrar um link para uma página com instruções de divulgação.

Informações importantes sobre abrir loja virtual:

1 - A administração de uma loja virtual, é muito parecida com a administração de uma loja fisica. É necessário planejamento e organização. Sem isso você dificilmente terá sucesso com sua loja virtual.
2 - Sem divulgação uma loja virtual não terá vendas, e conseguentemente será um fracasso. Reserve tempo e capital para fazer uma boa divulgação de sua loja.
3 - Você não ficará rico com sua loja virtual do dia para a noite. Planeje pelo menos 6 meses de trabalho com a loja virtual para ela começar a dar lucros. Sim, uma loja virtual pode ser um sucesso em apenas um ou dois meses. Mas isso vai depender muito, do seu produto e preço e principalmente de sua divulgação.
4 - Você precisa investir capital na loja virtual. Muitos tem a idéia de que o investimento é minimo, que é só pagar a mensalidade. Realmente o custo é inferior á uma loja fisica. Mas é necessário investir em compra de materiais, divulgação, capital de giro e o aluguel da loja virtual.
5 - Atendimento ágil, informações claras e completas definem vendas. Transmitir ao cliente profissionalismo e seriedade é essencial. Ter telefone, e-mail e um canal de atendimento online na página incial da loja virtual, transmitem isso ao seu cliente.
6 - O SUCESSO DA LOJA VIRTUAL DEPENDE DO LOJISTA. Temos centenas de clientes que vendem muito bem atraves do nosso sistema de loja virtual.

Quanto custa para abrir uma loja virtual?

Não temos como lhe informar um valor preciso. Mas podemos lhe mostrar uma forma básica e simples de calcular isso. Obviamente você deverá fazer uma planejamento estratégico onde irá ter valores mais precisos.

Leve em consideração pelo menos os seguintes itens e valores:
Mensalidade da loja virtual: 6 meses x R$ 100,00 = R$ 600,00 (plano básico para começar)
Investimento com customização de layout da loja virtual/ confeção de banners (OPCIONAL) = R$ 1.500,00 (repito opcional, valor médio de nossas customizações, se você estiver com orçamento apertado pode retirar esse item)
Investimento com divulgação da loja virtual: R$ 500,00 por mês (considerando um planejamento minimo de 6 meses) = R$ 3.000,00
Custos com estoque inicial: R$ 2.500,00 (vou considerar que você trabalhe com pronta entrega que é uma forma de ganhar clientes no começo. Obviamente R$ 2.500,00 é um valor médio, dependendo do seu produto pode ser mais ou menos. Ou você até pode ter um fornecedor muito bom e trabalhar com o estoque dele.


Novamente repito, isso é um exemplo bem genérico. Custos com capital de giro: R$ 3.000,00 (considerando que você demore para receber de seus clientes e precise ter capital para comprar mais mercadorias de seus fornecedores).

Valor total inicial: R$ 9.100,00 (com estoques e capital de giro) / R$ 7.600,00 se você for trabalhar com estoque do fornecedor. Eu diria que no exercício acima o capital disponível adequado seria de R$ 9.100,00. Mas isso é apenas um exemplo, um exercício. Você precisa fazer a sua planilha de acordo com o seu cenário, com seus fornecedores, com seus meios de pagamento.

O objetivo principal é o futuro lojista saber que e-commerce é algo sério, que requer investimentos, principalmente em divulgação. E ao contrário que muitos de nossos concorrentes pregam, não é só abrir a loja virtual e ficar milionário.

Nós da Loja Mestre, queremos que você abra sua loja virtual conosco, mas queremos principalmente que você tenha sucesso e seja nosso cliente por muito tempo. Por isso insistimos tanto em que o lojista saiba que é preciso organização e investimento.


Planos & Preços de loja virtual