Alugar ou montar uma loja virtual?

Alugar ou montar uma loja virtual? Essa dúvida é muito comum para quem está pensando em começar uma loja virtual. Convidamos os interessandos em esclarecer esse assunto a analisar alguns pontos que com certeza irão ajudar a entender melhor e realizar a melhor escolha.

A resposta certamente vai depender de seu conhecimento técnico e do tamanho de sua empresa!

Não podemos ser levianos a e sequer imaginar que o leitor deste texto seja tão ingenuo em acreditar que existe uma unica verdade universal para esta questão. A melhor solução é sempre apontada para cada problema específico.

Partimos de uma situação que é mais comum: Loja virtual pequena ou média, conhecimento mediano de informática e sem tempo para aprender algo complexo. Se for este o seu perfil, a resposta é, alugue uma loja virtual.
Existem muito mais vantagens do que desvantagens, principalmente o custo total da operação.

Alguns pontos e analisar:
- Custo mensal
- Custo de manutenção do sistema
- Custo de adequação de layout
- Custo de upgrade do sistema para meios de pagamento e frete
- Custo de hospedagem com IP, banda garantida, backup individual, SSL (o ideal não é a utilização de hospedagem compartilhada)
- Custo de backup externo ao servidor
- Custo de monitoramento do servidor / serviço
- Custo de banda ou tráfego se for limitado
- Custo de suporte ágil e especilizado

Enfim existem muitos custos que devem ser analisados. Mas a lista acima, demonstra muito bem que existem muito mais pontos a serem levados em consideração do que uma simples hospedagem e um sistema de e-commerce.
Obviamente, existem cenários diferentes, empresas que tem um funcionário de T.I. capacitado podem optar por utilizar um software open source de e-commerce. Onde evidentemente se dilui o custo mensal ao funcionário. Talvez o cenário fique até mais positivo para se adotar um sistema comprado ou open source. neste caso entram riscos novos, como o desligamento do funcionário.

Vantagens em se alugar um sistema de e-commerce

- Suporte garantido
- Sem preocupação com hospedagem e relacionados como backup
- Evolução do sistema
- Atualização de meios de pagamento e frete sem custo adicional
- Foco na operação (você se concentra em vender)
- Sem qualquer vínculo trabalhista

Enfim acreditamos que é possível com um pouco de informação cada um tomar a melhore decisão para sua situação e necessidade.



Planos & Preços de loja virtual